Quem acompanha este blog sabe que eu quero, e luto para que meus alunos deixem de ser a piada do dia. Me chateia quando eles se colocam no lugar de objeto e não no lugar de sujeitos. Me chateia quando vejo que eles não aproveitam como deveriam o lugar privilegiado em que se encontram, que é no ensino superior. Reproduzo abaixo partes de uma entrevisa com Marcelo Neri, atual diretor do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia.

A pesquisa fortalece, então, o papel de inclusão da educação?

Uma coisa que a pesquisa desmistifica é a conversa de que tem tanta gente com curso superior que está subempregada, ou mesmo desempregada. A pesquisa mostra claramente que uma pessoa formada, um pessoa com mestrado ou doutorado, tem muito mais chances de conseguir um bom emprego. Educação é o mais forte diferencial competitivo.

Quais dados chamaram mais atenção?

A pesquisa confirma algumas certezas óbvias. Nesse caso, uma informação bem relevante é que em cada carreira, independentemente da área de atuação, fazer um mestrado ou doutorado confere um nível de remuneração sempre maior do que aquela que só tem graduação ou apenas o ensino médio.

E sobre a remuneração profissional...

Conseguimos obter algumas conclusões importantes, como saber que o ápice profissional de um indivíduo se dá, normalmente, aos 45 anos, e o ápice da remuneração ocorre aos 51 anos. Em qualquer nível de escolaridade isso pode ser considerado uma verdade, claro que temos uma ou outra variável. Os profissionais com MBAs em Administração são os donos dos maiores salários, em média, no mercado brasileiro. Em segundo e em terceiro lugar, estão os profissionais com mestrado ou doutorado em Medicina e os mestres e doutores em Engenharia. Em quarto, estão cientistas econômicos e contábeis com mestrado e doutorado. Na quinta posição, estão os mestres e doutores em Direito. Essa questão salarial tem algumas curiosidades regionais. Por exemplo, em Brasília a carreira de maior remuneração não está na política, mas na publicidade. Lá, os maiores salários são dos publicitários que possuem apenas o nível de graduação. No Rio de Janeiro, são os advogados com mestrado ou doutorado.

Tá, se aí só tem profissionais mestres e doutores, o que tem a ver os graduandos com tudo isso? É simples, apenas os alunos que se dedicam à faculdade chegam ao mestrado e ao doutorado. Afinal, onde você quer estar com 51 anos?

10 comentários:

Sergio disse...

Oi Fê,
Caraca, fiquei emocionadíssimo com todos os posts do blog. Realmente me encantaram e só me fizeram confirmar a excelente profissional que você é. É completamente visível a sua luta para não fazer dos alunos a "piada do dia", e é isso o que me motiva a ir para a universidade todos os dias. Felizmente, no meio de tantos podres (e pessoas "sem coração") temos uma pessoa apaixonada e com o brilho no olho que nos dá força para continuar na batalha.
Confesso que fiquei ainda mais emocionado com o post sobre a apresentação do trabalho da Complexidade; e uma coisa eu digo, o texto do Wilson vai seguir adiante SIM. Inclusive queria pedir pra você trazer ele no 2o semestre! Ia ser excelente!
Obrigado pelo semestre!

Ligia disse...

Fala mestre professora!!!haha
tudo bom ctg?
Bom o semestre foi bacana...vc nos mostrou diversas formas de lidar com o basquete de forma responsavel e criativa e isso com toda certeza do mundo vai ajudar demais quem for seguir o caminho do basquete....
eu nao tenho reclamacao nenhuma, so da galera que as vezes causava nas aulas mas isso nem é culpa sua...mas tirando isso sem problema algum e proximo semestre que o bom se torne melhor ainda!
vc eh uma profissional exemplar...
se cuida! Bjao Ligia 3 sem. manha

Anônimo disse...

P/ PROFESSORA FERNANDA - DE JANAINA

Bom dia professora Fernarda lembra de mim, é a janaina Sua aluna predileta da metodista, agora lembrou né!Seu moblog é show de bola ah de basquetebol é claro, espero que nao se esqueça do meu meio ponto tá.Espero que aproveite muito as férias e volte no proximo semestre mais legal do q já é isso se for possivel. Mil bjs janaina(3°semestre ed.fisica metodista-matutino)

Cibele Garcia disse...

e aiiii professoraaaa td bem?!?
Mto legaaal o seu blog hein!!...adorei as frases dos alunos com as suas respostas hahahaha mto bom é realmente igualzinho ao q todos alunos falam...
As suas aulas foram muito boas e o seu jeito de trabalhar também sempre de umforma lúdica, isso não deixa a aula tao monótona, vc tem muitas brincadeiras e consegue relaciona-las muito bem com os fundamentos do basquete...

Bom, não eskece de colocar o meio ponto lah hein!!
Cibele Garcia nº17 Educação Física 3ºsemestre/manha rsrsrs brincadeira eu comentei só pra dizer o que achei mesmo do blog e das aulas para que voce possa sempre crescer como professora e saber onde está errando e acertando ok?!
Bjos da sua aluna cestinha da manha heheheheh (consegui ficar até o final da brincadeira de fazer cesta e tirar o proximo da fila com a Anderli!!) heheheh

Cibele Garcia disse...

eskeci de falar q era da Metodistaa rsrsr

Aline disse...

Ola Prof. Fernanda....Meu nome é Aline, estudo na Metodista...eu particularmente amei suas aulas, consegui ralacionar as brincadeiras com as minhas aulas a tarde, consegui visualizar o basquetebol de noutra maneira, so não aproveitei mais pois tive uma crise de bronquite no meio do sementre q impossibilitou minha participação em todas as aulas...Só não gostei da ideia de vc ainda não colocar as notas no siga...Queria mto saber mais a minha...Mais tdo bem né?!?!?
Beijos e ate semeste q vem...

Larissa Galatti disse...

Fernanda e parceiros, parabéns por mais essa iniciativa!!!
Sempre inovando e abrindo novas frentes pensando nos alunos e futuros pedagogos do esporte!!!
Abraço!
Larissa.

Letícia disse...

Professora Fê:
Eu sou aluna da metô também do período matutino!! Meu nome é Letícia e eu sou uma baixinha de cabelos e olhos castanhos da primeira turma das aulas de sexta-feira!!
Estou passando aqui pra dizer que eu admiro muito sua maneira de dar aula!! Realmente você conseguiu passar para nós alunos, a importância de se trabalhar com uma pedagogia que valorize e respeite a complexidade do ser humano e principalmente das crianças!! Na minha opinião e de outros colegas, você é a nossa melhor professora, ou uma entre os melhores!
Não foi à toa que eu e meu grupo apresentamos um bom trabalho sobre o texto da complexidade, mas este foi o grande incentivador e motivador para que nós o apresentássemos com tanta vontade de transmitir para os outros alunos a sua idéia!Isso pq nós achamos o texto muito bom mesmo! E não foi só o Serginho que se emocionou com o post sobre a complexidade, mas todo o nosso grupo!
Parabéns a você e a todos os professores que se preocupam de verdade em fazer da Educação Física uma ferramenta para contribuir com o desenvolvimento pleno do ser humano, pensando sempre no seu bem estar!
Um beijo e até o semestre que vem,
Le.

Fernanda Ramirez disse...

Queridos!!!!
São vocês que fazem da minha vida um show! Eu sei que ainda tenho muito que aprender em termos de dar aulas. Às vezes eu fico desmotivada, mas com esses recadinhos aqui, eu me realizo.
Obrigadíssima, de coração!
Beijinhos!

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»