O que é didática?

1 comment
Eu estava navegando por blogues desta gente que gosta de escrever e coisas afins. Encontrei o da Flávia Torres. Reproduzo a didática.

Universidade Católica de Pernambuco
Recife, 03 de dezembro de 2007
CTCH - Departamento de Letras - NK42
Aluna: Flávia Torres
Prof(a).: Marluce
2º grau de qualificação

A mim, pessoalmente, a sonoridade desta palavra lembra-me dedicação, já em significado, lembra dinâmica. Então, fazer algo com didática seria, ‘no meu conceito’, fazer algo com tamanha dedicação que isto mesmo se poderia ensinar. Prova maior de que sabemos de algo, é quando estamos aptos a repassar. Quanto à dinâmica, vem de quando eu ainda desconhecia o significado de dicionário da palavra didática, sabendo apenas que isso tinha haver com aula, acreditava que uma aula com didática seria uma alua bem dinâmica. Foi isto tudo que me fez ficar curiosa, antes de tudo, pelas competências ha serem exigidas nesta cadeira.

‘Porém a verdade é grega’ e para os gregos significava: instruir, fazer aprender e arte ou técnica de ensinar. Mas foi só em 1633 que o termo foi utilizado, por um educador tcheco em Didactica Magna, para definir a área acadêmica responsável pela arte de ensinar tudo a todos. Didática também é uma inquietação que leva a reflexão do professor sobre o processo de ensino e aprendizagem do qual ele mesmo é mediador. Ou seja, Filosofia + Pedagogia = Didática. Simples assim. E ainda buscando um conceito ideal para didática, resolvi pontuar em três aspectos, aquilo que da didática ao ensino: Tudo que há de Política tem haver com didática; Desde a política utilizada pelo professor de ante de seus alunos em salas de aula, quanto àquela que não fornece os livros necessários ao desenvolvimento de nossos alunos da rede pública. A didática são técnicas que nos permite Problematizar a realidade pedagógica, com o auxílio das teorias. É de interesse didático entender como se dá o processo de aprendizagem do aluno, visando facilitar o desenvolvimento da: inteligência, afetividade, coordenação motora, capacidades artísticas e comunicativas e de comportamento moral e ‘familiar’, pois o objetivo maior da didática é viabilizar o desenvolvimento total. Para que haja este desenvolvimento total quem tem preocupação didática, preocupa-se também com: os objetivos do aprendizado, a seleção dos conteúdos, técnicas de ensino, o planejamento do curso e das avaliações.

Sendo assim, a didática é a investigação da melhor maneira de repassar o aprendizado ao alunado, com menos trabalho inútil, enfadonho e mais desenvolvimento verdadeiro. E com o perdão da indiscrição professora eu também gostaria de saber o seu conceito pessoal de didática.

1 comentários:

Anônimo disse...

bom pra mim este texto me ajudou a ver que, precisamos sim de ter uma didática bem pensada em nossas mentes ,e que com isso nos tornamos grandes e aptos a tudo que viér relacionar enquanto professores.obrigada!