Animação cultural, uma nova metodologia?

Leave a Comment
Máscara africana

"Eu sou o espaço onde a Cultura e a Educação são valorizadas em conjunto e vistas como alternativa para a construção de uma autonomia-cidadã.

Sempre existi na mente e no coração de quem ama a arte e a VIDA. Não sou a "arte engajada" (!) nem a "arte encastelada" (!). Sou a ARTE e todas suas MISTURAS! Busco ser autêntico ... mas o q é isso? Acho q busco apenas a honestidade em minha arte, q ela expresse sentimentos, que ela promova a auto-estima, que ela mostre q cada pessoa é singular e, ao mesmo tempo, q ela seja capaz de ligar, costurar, criar "pontes", AGREGAR ... nas diferenças, claro! A arte como "ferramenta" na construção da esfera pública, de cidadãos, pessoas q acreditam q fazem a diferença no mundo, q não são
apenas número, entende? Sei lá ... número ... um a + na fila ... pessoas q acreditam q são pessoas e não topam tudo ... "mesmo qd. o mundo diz não ...". Mas, às vezes, esqueço ... queria q pudessem me lembrar ... esqueço quem sou ...

Minha maior preocupação é a infância e a juventude ... (não só, claro ...). Mas, aqui no Brasil, eu nasci "colado" à escola ... quero dizer, com esse nome, desse modo, nasci no início dos anos 1980 ... num projeto maior de Educação em Tempo Integral, de Darcy Ribeiro, nos CIEPs, no Estado do Rio de Janeiro.

Ah ... não nego minhas raízes!
Mas ... eu amadureci ... meu "pai" já se foi, né? Não quero julgar ... quero ser EU. Nem conto ... já apanhei muiiiiito! Mas não gosto de ser "vítima" na vida! Li Sartre (Qual é? Eu leio o q tiver q ler ... sou do povo sim! Mas quem disse q isso eu posso e aquilo eu não posso?). Mas é por aí q o cara fala: q o q importa não é o q a vida fez com vc, mas o q vc fez com a VIDA! Então, eu estou me reinventando aqui, nesse espaço ... quem sabe consigo ... porque ninguém se reinventa sozinho ... quero + é encontrar meus irmãos ... meus primos ... meus amigos ... meus adversários. Sim ... a crítica é necessária para a mudança ...

O q eu acho da escola de um modo geral? Pergunta para uma criança ...

Acho q está faltando essa junção: educação e cultura ... tem q fazer "ponte" com a vida real ... dar aos alunos o direito à criatividade ... sem q algum deles ache q é "burro" ... ah ... na ARTE não dá mesmo para falar em pessoas inteligentes e pessoas "burras" (aliás, nunca entendi pq. esse adjetivo ... quem disse q o burro é "burro"???). Eu acho q os profissionais de educação devem incentivar + seus alunos a perguntar, a se expressar ... e se isso é mais fácil qd. começa com a pintura, com o grafite, com a música, com o teatro, com a mímica, então, a arte é para isso! Vai ajudar tudo ... qd. o menino e a menina forem aprender matemática, português, geografia ...

Crianças e jovens com auto-estima e que sabem se expressar na escola não precisarão fazer uso da violência ... nem vão querer abandonar a escola ... apesar da vida ser dura, muito dura ... para a maioria deles ...

Aqui, eu estou lutando por mim ( e pelo q amo)! Pq. poucas pessoas me conhecem ou sabem do meu potencial para somar à educação de qualidade em nosso país. São poucos os animadores culturais hoje ... vcs sabem, nunca chegamos existir como "profissão" e queremos isto! Tb. tenho q ter meus direitos respeitados. Luto por dignidade! Mas, repito, tb. luto pela minha IDENTIDADE. Eu tenho uma história ... não é assim não ... eu sou um artista e sou um educador. Eu estou estudando ... eu não acho q nasci sabendo ... mas eu não quero esquecer as minhas origens não ... eu nasci da cultura popular ... das manifestações artísticas locais ... isso é muito sério para mim. Como me reinventar hoje? Ah ... isso eu ainda não sei bem ... pq. são muitos os desafios ...

Quem sou eu? Como VC me vê?

Pois é ... sejam todos bem vindos a esse verdadeiro espaço de Cultura, Educação, Luta, Sonhos e Realizações!

Cultura é auto-estima!!

Auto-estima é condição cidadã!!

Ps: este espaço é de quem valoriza a cultura e a educação, de quem é cidadão ... é da gente ..."


__________________________

Visite a página no orkut

0 comentários: