Estudos sobre Educação Superior

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O Discurso Liberal e a Expansão do Ensino Superior no Brasil

A política oficial para a Educação Superior dos últimos anos caracterizou-se pela expressiva expansão do número de alunos, por meio do aumento do número de instituições particulares de ensino e das vagas por elas ofertadas. Este crescimento resultou da produção e "marketing" de um discurso liberal, em economia e política, para a educação superior, durante o período FHC.

Este artigo, publicado em 2003, na Revista de Conjuntura do Conselho Regional de Economia do DF, estuda a expansão do ensino superior privado e as ideologias que a legitimaram.
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Avaliação da Pesquisa e da Pós-graduação no Plano Nacional de Educação (PNE) - 2006

Em 2004 George Zarur realizou a avaliação da pesquisa e da pós-graduação frente aos objetivos e metas traçados pelo PNE.m 2006realizaoutra avaliação sobre o mesmo tema, com novos dados disponíveis.
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Avaliação do Plano Nacional de Educação - Ensino de Graduação

Em 2000 foi aprovado pelo Congresso Nacional o Plano Nacional de Educação (PNE). A lei que o aprovava previa sua avaliação no quarto ano de vigência. Dando conseqüência a este dispositivo legal, o então Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Deputado Carlos Abicalil fez apresentar na Conferência Nacional de Educação, realizada em fevereiro de 2004, em Brasília, volume de autoria da Área de Educação da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, contendo a avaliação do PNE. Coube ao autor, George de Cerqueira Leite Zarur, então Coordenador da Área de Educação da Consultoria Legislativa, a coordenação do estudo e da publicação do volume, bem como a redação de dois capítulos, na qualidade de Consultor Legislativo encarregado da Educação Superior,Ciência e Tecnologia. Aqui é apresentado o artigo sobre ensino de graduação.
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Avaliação do Plano Nacional de Educação - Ensino de Pós-Graduação

Em 2000 foi aprovado pelo Congresso Nacional o Plano Nacional de Educação (PNE). A lei que o aprovavaprevia sua avaliação no quarto ano de vigência do Plano. Dando conseqüência a este dispositivo legal, o então Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Deputado Carlos Abicalil fez apresentar na Conferência Nacional de Educação, realizada em fevereiro de 2004, em Brasília, volume de autoria da Área de Educação da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, contendo a avaliação do PNE. Coube ao autor, George Zarur, então Coordenador da Área de Educação da Consultoria Legislativa, a coordenação do estudo e da publicação do volume, bem como a redação de dois capítulos, na qualidade de Consultor Legislativo encarregado da Educação Superior,Ciência e Tecnologia. Aqui é apresentado o artigo sobre ensino de pós-graduação
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Autonomia Universitária: Para onde vai a universidade brasileira

Este artigo, publicado em 1999, na revista HUMANIDADES da Universidade de Brasília descreve a luta travada no âmbito do Congresso Nacional em torno da autonomia universitária e das forças políticas nela envolvida. Demonstra como a luta por um significado, no caso, o conceito de autonomia, tem profundas implicações pois vai gerar diferentes conseqüências jurídicas nas ações governamentais, beneficiando determinados interesses em detrimento de outros. Retrata um importante momento da história da universidade brasileira, no período de 1995 a 1999.
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