Driblando o Currículo Lattes?



Pra quem não sabe, o Currículo Lattes, disponível na Plataforma Lattes no site do CNPq, tornou-se um instrumento importante que vem ganhando força nos últimos anos. Indica (ou mede) a produtividade dos professores do Ensino Superior, em instituições públicas e privadas. De certa forma, esta disponibilidade de dados e a politica do CNPq têm exigido mais dos professores pesquisadores, que passaram a se preocuparem com a quantidade da sua produção acadêmica, tornando o instrumento uma faca de dois gumes. Muito mais a quantidade do que a qualidade do que se publica. Não é difícil encontrar pessoas que fazem pactos e alternam os espaços de autor e co-autor. A conta é simples: se eu tenho 8 amigos, cada um escreve um texto ou artigo científico e, de quebra, coloca como co-autor os outro 7. Ao final do evento e/ou publicação cada um terá em seu currículo lattes 8 textos ou artigos científicos. É simples. É como dizer que 2 e 2 são 4.

Hoje eu estava navegando na plataforma porque é interessante verificar a relação com nossos pares, ou, mais bacana ainda, encontrar pessoas que trabalham com o mesmo assunto que o seu, ter acesso ao que ela publicou, entrar em contato, trocar idéias, enfim. Então, por curiosidade (isso também acontece) entrei no currículo de um professor, meu conhecido, e fui direto verificar como andava a produção acadêmica dele. Vai ver tivesse novidades. E tinha. No ítem capítulo de livros publicados encontrei prefácios, orelhas, apresentações de livros. Professor, vou deixar a dica. Como esse tipo de material não se trata especificamente de capítulos de livros, favor colocá-los no lugar destinado para este fim: "demais tipos de produção bibliográfica"; ou serei capaz de acreditar que o senhor também está mais interessando em quantidade do que qualidade, muito menos em ética. Sejamos honestos!