Estas Memórias...

2 comments


No último ano em que eu cursava graduação, não me lembro se no 1º ou 2º semestre, um professor pediu para que escrevessemos nossas memórias acadêmicas. Hoje, por conta de eu estar escrevendo um outro memorial, retomei o antigo. Não penso mais exatamente desta forma, mas achei interessante:

"Os últimos semestres vêm se tornando cada vez mais insuportáveis, não só pela divisão da grade horária que nos limita enquanto futuros profissionais, mas pela espera da qualidade nos serviços que nos são oferecidos. Se eu fosse relatar o que achei de cada disciplina, retornaria ao final de cada semestre e reescreveria minhas críticas, o que causaria uma grande sensação de tempo perdido. Todas as matérias foram aproveitas de acordo com as potencialidades oferecidas. Algumas foram boas e outras não tão eficientes assim, como alguns professores foram merecedores de atenção e outros não. De um modo geral, enquanto algumas disciplinas acrescentavam conhecimentos, outras só aumentavam o desejo de aproveitar melhor o tempo perdido. Como adquirir conhecimento não é estar sentado em uma sala de aula ouvindo um professor falar a mesma coisa para pessoas com velocidades e interesses diferentes, e sabendo que alguns alunos podem melhorar seus conhecimentos aproveitando o tempo de outra forma, ruim é passar anos acordando mais cedo em busca de um tempo perdido. "

2 comentários:

Letícia disse...

Pois é!
Mas de quem será a culpa por existirem matérias que acabam sendo "perda de tempo" para os alunos? Dos próprios, que desinteressados e bagunceiros acabam que desmotivando também o professor a dar uma aula mais dinâmica?
Dos professores, que não procuram se atualizar e se acomodam, tornando a aula uma chatice e efetivamente perda de tempo? (Claro, existem alunos e professores que são bons, que nadam contra a maré!)
Ou será que é do cronograma? Será que algumas matérias não seriam dispensáveis de nossos diplomas?
Particularmente, eu não penso que no nosso curso só existem duas ou três matérias que são importantes, como muitos por aí!
Mas cada matéria tem uma importância em certo contexto! Acontece que os alunos têm a mania de fechar o seu leque de possibilidades ao invés de ampliá-lo! É preciso prestar muita atenção às entrelinhas, porque até aqueles professores "ruins" podem te oferecer algum conhecimento válido!
Quanto à culpa das aulas "perda de tempo", é um caso para se refletir muito!

Um beijo a todos, e principalmente a quem eu estimo,
Le.

Soll disse...

Oi Fernanda,

estou postando aqui para avisá-la que vou recomendar o Café Docente aos leitores do meu blog (http://criandoespacos.blogspot.com ) no BlogDay, quinta 31 de agosto.

O BlogDay, conforme está no site (http://www.blogday.org/?page_id=11), é
"um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou
áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão novos blogs aos
seus visitantes.".

Feliz BlogDay!

Solange