Avaliação Final II



Eu estou chorando. De verdade, não é uma metáfora. Uma tristeza invadiu meu coração porque é mesmo muito triste ser professor neste país. É muito mais triste ver o que os próprios professores dizem do ensino do país. Reclamam, e com razão, de muitas coisas, da maioria delas. Reclamam do sistema e é justificável, eles têm que se acostumarem para sobreviver. Honestamente, eu prefiro morrer toda vez que vejo um professor falando mal de aluno, que são uns retardados, que são analfabetos, que isso, que aquilo. Eu não acho justo falar mal de aluno porque eles são as vítimas. Nossos governantes, bem letrados, que são um escândalo, deveriam desaparecer do mapa. São as malditas relações de poder. Já disse antes, a estas não me acostumo. Até hoje eu fazia um esforço para entender o lado dos alunos. Não farei mais, porque eles não estão nem aí. Este semestre eu tentei inovar, tentei dar uma disciplina de Psicologia do Esporte "prática". Quer dizer, tentei fazer coisas simples, mas úteis. Ensinar os alunos a trabalharem com dinâmica de grupo, e de verdade. A fazerem Sociograma, e de verdade. A trabalharem com Treinamento Mental, e de verdade. Não levaram a sério, aproveitaram o fato de eu não fazer chamada e "dane-se, esta professora é legal". Eu tenho pena destes alunos que, hoje, me fazem chorar. Pior, me fazem falar mal deles, como todos os professores. Estou puta, chateada, e não sei muito bem em qual ordem. Quero passar no Departamento Pessoal e pegar minhas contas, mas já passou da meia-noite, está fechado e, talvez, amanhã eu mude de idéia. Minha mãe tenta me consolar porque ela sabe que eu levo este negócio de ser professora muito à serio. Eu acho que faço um bom trabalho porque de 500 alunos que tenho no semestre, apenas alguns me causam desgosto, me fazem chorar. Se estes alunos, que não fizeram sua parte, que não apresentaram os seminários, que não entregaram os trabalhos ou não se esforçaram, que não entregaram relatórios (e que valiam pontos extras, portanto, sem comentários); se estes alunos estão se sentido injustiçados por estarem de exame, como é que você acha que eu estou me sentindo tendo que ir pra cama dizendo que eles, de fato, não têm mais jeito?