1º dia - porque o professor também bóia



Ontem foi meu primeiro dia na instituição. O primeiro dia como professora, ou quase. Antes, no sábado passado, eles fizeram algo interessante. Elaboraram uma recepção aos professores ingressantes. Falaram coisas. Fizeram coisas. Eu gostei. Fez me sentir em casa. Mesmo assim, quando é tudo novo, a gente tem e quer fazer bonito no primeiro dia. Pensei: vou chegar às 19 para a aula das 19:30. Fiz todas as contas: da minha casa até a faculdade são 30 minutos, mais 10 para estacionar e chegar na sala dos professores, aqueles 15 de lambuja porque o trânsito sempre surpreende, saí às 18 porque sempre é melhor chegar cedo do que tarde. Às 18:20 eu cheguei na confusão do alagamento que já nem existia mais. Às 18:40 eu tinha andado cerca de 200m. Às 19 horas e 500m depois a coisa melhorou e eu respirei aliviada. Às 19:10 parei no trevo e por lá fui ficando, ficando, ficando. 10 minutos depois e no mesmo lugar liguei pro chefe, desesperada. Ele: "não se preocupe, não precisa ficar nervosa". Tarde demais. Eu já contava com um parafuso a menos quando cruzei o portão da faculdade, às 19:45. Respirei fundo e tentei me encontrar de vez. Ou encontrar alguém, um aluno ou professor, qualquer um que me desse uma pista do que fazer. Falei com a turma só depois das 20, e nem me lembro sobre o quê. Fiz aquela coisa meio boba de "diga-me seu nome e o que está fazendo aqui" e no final da roda, quando o último falou eu já nem me lembrava do antepenúltimo. No fim escuto "professora, pega a bola, vamos pra quadra". Boa idéia, pensei. Só não sabia como é que se fazia isso e nem onde ficava a quadra. O coordenador estava me esperando sei lá onde, mas só consegui achá-lo indo pro estacionamento, tempos depois. E a bola? E a quadra? Não dá. Então alguns alunos nos levaram (eu e outro professor) pelo campus. No Centro de Convivência, na porta da biblioteca, atrás do muro da piscina e por ai foi. A loirinha que faz aniversário na próxima sexta, o japonês e o cara que tem a bolsa do prouni. Gente bacana. Claro que eu não me lembro o nome deles. Prometo decorar até o fim do semestre. Enquanto isso: bola pra frente que atrás vem gente.