Função Docente

No grupo de estudos eu vejo jovens acadêmicos empolgados, mas só um ou outro querem, de fato, fazer a diferença. "Os outros são os outros e só". Destes, têm os que querem um diploma, e apenas isso! Têm os que querem uma vaga no mestrado, e depois outra vaga no doutorado. E têm os que vão reproduzir o sistema pelo fim da vida. Alguns já dão aulas na universidade, e parte ainda não entendeu a verdadeira função do docente. São muito jovens ainda, falta-lhes mundo. É, são dois mundos muito distantes, o mundo da universidade pública e o mundo da universidade privada. Eu só entendi o que é ser docente na faculdade particular quando eu passei a ensinar compreensão de texto aos alunos (do ensino superior!). Quando eu entendi que o mundo deles é bem diferente do meu. E, sendo mundos diferentes, dane-se a droga de um programa acadêmico (visto e revisto em grupos de estudos) que não lhes servirá para nada, apenas para o MEC. O buraco está muito, mas está muito mesmo, muito mais embaixo. Ensinar a ler, ensinar a refletir, ensinar a pensar, esta é a função do docente. Tudo isso para que os alunos deixem de ser analfabetos funcionais. E digo mais, as aulas ficarão muitos mais saborosas, como ficaram as minhas. Óquei, nem toda universidade particular tem alunos tão aquém assim, têm aquelas que abordam a classe média alta. Mas minha indignação é com o operário, com o operador de telemarketing. Este anda mesmo com poucas chances de mudar, por isso eu acho que os grupos de estudos são utópicos. Consideram que a maioria da população, aquela que atingem em suas pesquisas e interevenções, sabe ler, escrever, pensar criticamente. Não o sabem. Por isso, talvez, alunos não compreendam os programas pedagógicos. Por isso, talvez, os alunos considerem uma total perda de tempo ir até a faculdade. Por isso, talvez, eles queiram mesmo apenas um canudo, para continuarem sua luta como operadores de telemarketing.