AACC's: Boas ou Ruins?

Leave a Comment

As AACC ou Atividades Acadêmicas Culturais Complementares, de acordo com a legislação vigente: LDB 1996, Resoluções 18 e 19 de fevereiro de 2002, Pareceres do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação de 2004 e 2005, constituem aquelas que propiciam conhecimento relevante para o processo de ensino/aprendizagem na área específica do curso, com base nos critérios de interdisciplinaridade e de flexibilização curricular, contribuindo para a formação complementar profissional e cidadã do aluno. A carga horária mínima é de 200 horas (em 5 módulos de 40 horas cada) e valem atividades extra-curriculares como idas ao cinema, teatros, palestras, congressos, eventos relacionados e por ai vai. Cada curso de ensino superior determina como estas horas serão creditadas. E o tipo de comprovação aceita:

* ingressos, fotografias, certificados ou declarações de participação, presença, etc.

E depois o aluno entrega um listamento destas atividades e uma breve ata, ou resumo. Bom ou ruim? Tudo parece mesmo ser uma faca de dois gumes. A proposta é interessante, faz o aluno sair em busca do conehcimento e o torna mais participativo. Ruim é a parte do eu finjo que aprendo enquanto você finge que ensina. Aí não dá. Gera medidas como esta, do Centro Cultural São Paulo, notificada recentemente:


AVISO

A partir de 1º de junho de 2008 não será mais fornecido o carimbo e o comprovante de visita a estudantes nos espaços expositivos.

Desde março de 2007 o Centro Cultural São Paulo fornece para o público comprovantes de visita às exposições. No entanto, este procedimento não atestou uma participação efetiva em atividades culturais. Considerando que o comprovante de uma visita pode valer por até cinco horas de estágio e que, na grande maioria das vezes, a duração da visita não chega a cinco minutos, decidimos abolir os certificados e carimbos por acreditar que essa prática atua na contramão dos objetivos de uma ação educativa responsável. Portanto, o CCSP informa que a Ação Cultural e Educativa, a partir de 1º de junho de 2008, não fornecerá mais a estudantes o carimbo e o comprovante de visita aos espaços expositivos.

Em contrapartida, informamos que continuará sendo fornecido o comprovante aos estudantes que o solicitarem quando participarem de visitas monitoradas previamente agendadas. Também serão oferecidos certificados de participação em cursos e workshops, com inscrições prévias. Clique aqui para mais informações sobre as visitas monitoradas.


Me engana que eu gosto? Não no Centro Cultural. Louvável!

0 comentários: