Vestimentas

Não é porque eu sou professora de Educação Física que eu vou me vestir de qualquer modo. Eu vou sempre combinando, diz o chefe. A calça branca com listras vermelhas combina com o tênis vermelho de listras brancas e uma camisa pólo com qualquer umas destas cores para quando eu vou para a quadra. Já a sala de aula me exige uma calça que não seja jeans, uma camisa e um casaco para os dias de frio. Os cabelos eu tento arrumar, mas não consigo, ficam sempre uns fiozinhos rebeldes para atormentar. Coisa de mulher? Talvez. Quer dizer, quando o Luxemburgo apareceu de terno e gravata dentro dos gramados todo mundo comentou que ele era marqueteiro etc e tal.

Eu não sou marqueteira nem nada. Também não me afogo em bijouterias, jóias, enfeites de qualquer espécie ou maquiagem. Mas tem ocasião que exige um pouco mais de todo mundo. E às vezes é só para evitar o desconforto. É, ninguém vai de jeans para uma festa de casamento, salvo as crianças. Tá, eu também não estou falando de casamento aqui, mas sei que cuidar um mínimo de nossa imagem nos coloca um pouco adiante. Quando eu vou a um congresso, a um evento científico de qualquer outra área, distante da Educação Física, vejo que as pessoas levam a sério o jeito de se vestir. Palestrante de terno e gravata, gel nos cabelos, botando banca (no bom sentido). E dá gosto de olhar, sentir o que ele tem para nos dizer.

Então eu vou a um evento da Educação Física e o palestrante está de calça rancheira (e não é esta a origem da calça jeans?), uma camisa que geralmente não combina e um casaco de todo dia, meio surrado. Neste caso eu me pergunto se esta pessoa ainda se preocupou com o evento, ou se está lá apenas por estar. Se ela leva a sério sua posição ou se tudo bem, é assim mesmo, ninguém se importa. Pois bem, eu me importo. E nem venham me dizer que a Educação Física é irreverente etc e tal porque qualquer um pode ser irreverente bem vestido ou, no mínimo, vestido adequadamente para a ocasião.

Notem que eu me importo mais ainda quando eu vou a um evento, encontro tal sujeito, que pega o microfone e diz: "eu fiz esta apresentação meio correndo, não tive tempo de revisar, aliás, eu acabei de montá-la tem uns 10 minutos, aqui no jardim, então eu peço desculpas se tiver alguma coisa na apresentação fora de ordem". Não, eu não desculpo.